Capas

No início de janeiro de 1.997, o comerciante Eduardo Budini e o Professor Marcos Antônio Paludetto decidiram fazer um jornal de circulação semanal, que atendesse o Vale do Paranapanema, mais precisamente a cidade de Palmital. Budini possuía larga experiência no campo de Pesquisa de Opinião Pública como proprietário da “Empresa de Pesquisa e Opinião Pública Sondagem S/C Ltda”; o Professor Detto produziu o periódico “Dettonando”, fanzine voltado aos interesses juvenis. Houve também a colaboração intensa do jornalista Avelino Alves que, além de ajudar na definição das pautas jornalísticas da edição inaugural, escrevia crônicas que eram publicadas semanalmente.

O professor Aguinaldo de Souza e o estudante Fernando Moraes também contribuíram para que semanalmente o jornal fosse entregue nas mãos dos assinantes e nas bancas nas manhãs de sábado.

A primeira edição do Sondagem foi muito bem recebida pela população palmitalense. Em pesquisa realizada pelo próprio Sondagem, o público que teve acesso ao semanário elogiou as inovações que o mesmo trazia. O Sondagem foi o primeiro jornal do município a circular semanalmente com a primeira e a última páginas coloridas pelo sistema “off set”. o Semanário também foi o primeiro do Vale do Paranapanema a ter uma versão “on line”, em um época que a internet era uma novidade, o Sondagem era uma mídia de vanguarda em Palmital.

Eduardo Budini e Marcos Paludetto ficaram na direção do Sondagem por vinte e um meses, da primeira edição, publicada em 27/02/97, até 30/10/98, ocasião em que o semanário foi vendido.